Na procura promover o espírito crítico, reflexão e a auto-análise social, o projeto Braga Sounds Better traz-nos uma série de atividades culturais mediadas e/ou lideradas por algumas das referências nacionais em assuntos como a sustentabilidade, a eco-música, saúde, etc. Pretendemos assim trazer a público as questões prementes sociais ligadas ao ambiente, ao estado da cultura, inclusão social, saúde.
 

Eco-food - workshop

Eco-food é um ramo da culinária que promove os hábitos de alimentação saudável e sustentável, ou seja, que procura que a sociedade acolha dietas saudáveis para o indivíduo, mas também que sejam dietas que possibilitem uma correta utilização dos recursos naturais do planeta.
 
 

do lixo se faz música - workshop

do lixo se faz música é um workshop que pretende sensibilizar a comunidade para a reutilização de materiais e sua mais valia para as artes e para a cultura. Numa sociedade de excessivo consumo, o exercício da reciclagem e da reutilização é cada vez mais importante. Neste workshop os presentes puderam observar como facilmente se podem produzir excelentes instrumentos musicais apenas reciclando material. Sons diferentes, interessantes e alguns até bastante enigmáticos suscitaram a curiosidade dos festivaleiros que por lá passaram.
 
 

SED - Sobrevivência, Emoções e Descobertas - workshop

Quando abordamos o tema da sobrevivência em contexto de défices extremos, há aspectos importantes que devemos ter em conta na selecção do material a carregar, como a sua adaptabilidade, peso e solidez, e devemos dar também especial relevância à aquisição de automatismos e reflexos básicos. A adaptado, polivalente, sólido etc. Depois vem a aprendizagem, a repetição dos gestos até a aquisição de automatismos e de reflexos. São também propostos um conjunto específico de exercícios em situação real, em cenários bem determinados.
 
 

Projecto Rios - Palestra

O Projecto Rios visa a adopção e monitorização de um troço de rio, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de protecção e valorização dos sistemas ribeirinhos. O Projecto Rios tem como principal objectivo implementar um plano de adopção de 500 metros de um troço de um rio ou ribeira. Para auxiliar nesta tarefa é fornecido um kit didáctico.
 
 

Sábio - Sustentabilidade Ambiental Biolólica - Palestra

O projecto SÁBIO assenta numa visão de sustentabilidade ecológica com uma preocupação ambiental, social e económica numa sociedade em transição, que deve perceber da necessidade de mudança. Desta forma esta palestra pretende criar novos conceitos para uso racional dos recursos. Muito se tem feito na recolha selectiva - hoje, separar os nossos resíduos é reconhecido como um dever. Apesar disso, todos temos a consciência que parte do lixo que acaba em aterro, representa um desperdício de recursos. Assim é necessário ir mais além no esforço e na procura de soluções. O projecto SÁBIO quer dar um novo passo e transformar pequenos gestos, num potencial colectivo. Este protejo propõe-se a produzir adubo orgânico natural a partir dos seus resíduos domésticos e premiar a sua participação com o acesso a produtos biológicos da região em condições muito vantajosas.
 
 

Agricultura Biológica - Palestra

A Agricultura Biológica é um modo de produção que visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade, saudáveis, ao mesmo tempo que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Assim, através do uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, as consociações e a instalação de sebes vivas, entre outros, fomenta a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade.
 
 

Ciência Viva - Workshop

As crianças são naturalmente curiosas. Elas exploram, tocam, sentem, escutam e têm vontade de aprender. O workshop de Ciência Viva é uma excelente oportunidade para as crianças terem uma experiência mais directa com o conhecimento científico de uma forma prática.