O Festival...

Conceito e Objectivos:

A We Sound Better (WSB) tem tentado preencher uma lacuna existente no panorama musical nacional, no que concerne aos espaços de expressão artística juvenil. Durante vários anos de atividade e amadurecimento do projeto pudemos aferir que a música pode ter um papel agregador decisivo na conduta e carácter desenvolvido pelos jovens. O objectivo do Braga Sounds Better (BSB), o primeiro evento da marca WSB passa por dar palco aos jovens talentos da cidade anfitriã, utilizando a música como veículo condutor, sensibilizando os jovens para questões tão fundamentais como a inclusão social (respeito e a tolerância pelas diferenças e pelo o outro - xenofobia, racismo e igualdade de género), sustentabilidade ambiental (consciência ambiental e da interdependência entre seres), alargamento da palete musical ao dispor dos jovens no sentido de aumentar o seu espírito criativo e crítico, apoio da maioria dos estilos musicais fora do radar mediático e de consumo; apoio dos artistas emergentes locais tornando-os os representantes locais dos estilos musicais em que se expressa e tornar cada localidade num parceiro desta grande rede inter-municipal de apoio aos artistas emergentes. Este grande evento juvenil, temos a certeza, marcará a alma da cultura juvenil bracarense para sempre e, cremos nós, contribuirão decididamente para um maior envolvimento das várias dezenas de milhares de jovens ao próprio município.

Música

É durante os anos de juventude que as pessoas mais procuram afirmar a individualidade através das suas preferências, tendências, gostos e anseios. Uma altura de busca e afirmação que passa pela exploração e descoberta de grande parte da palete cultural existente. A música tem sido fundamental e a arte de eleição nesse processo. Ela afirmar-se muitas vezes como o motivo condutor para a promoção da inclusão social, promovendo o respeito e tolerância pelas diferenças, mas também promovendo aquilo que devem ser os princípios comuns a uma sociedade saudável e solidária.
São mais de 40 artistas, entre locais, top-nacionais e top-internacionais, divididos por dois palcos, das 15h às 05h, de diversos géneros musicais. Tecnho, Tech-house, Drum n Bass,Hip-hop, Trance, Rock, Reggae, Afro, Breakbeat, entre outros.

+ info

Cultura

Na procura promover o espírito crítico, reflexão a a auto-análise social, o projeto Braga Sounds Better traz-nos uma série de atividades culturais mediadas e/ou lideradas por algumas das referências nacionais em assuntos como a sustentabilidade, a eco-música, saúde, etc. Pretendemos assim trazer a público as questões prementes sociais ligadas ao ambiente, ao estado da cultura, inclusão social, saúde. Contamos com workshops de: sobrevivência, comida saudável e sustentável, dança; "do lixo de faz música"; Debates e palestras: limpar Portugal, construção biológica, energias renováveis e agricultura biológica.

+ info

Arte e Sustentabilidade

Um ponto de partida para a criação de uma disciplina escolar, a Educação Ambiental. Um evento feito com as escolas e com o apoio dos agentes sociais, para a população em geral. Um evento que proporciona a aproximação da população em geral ao mercado local sustentável, à ecologia e à arte, afim de diminuir o desperdício, melhorar tanto o ensino, os aspectos artísticos e criativos e a industria, interligando-os afim de optimizar os recursos naturais disponíveis e assim proteger e melhorar o meio ambiente e toda a nossa comunidade. Algumas das atividades serão: exposições de arte, eco-art, design sustentável, etc.

+ info

Natureza e Lazer

No sentido de incentivar o desporto e o contacto com a natureza, o BSB propõe um conjunto de atividades radicais ao ar-livre. O desporto e o contato com a natureza são necessidades cada vez mais determinantes numa sociedade marcadamente urbana e tendencialmente cada vez mais desligada do ambiente. Cabe-nos a todos estimular esse contato e fomentar as práticas de exercício físico, práticas essas capazes também de alimentar o convívio e a interação dos diferentes elementos de uma comunidade. No belo Parque São João da Ponte, em pleno centro da cidade de Braga, contamos com as atividades: Skate; Patins; Surf Mecânico; Escalada; Teia; Slide; Pontes Himalaias; Matraquilhos; Shark Tank; Almofada; Louca; Canoagem; Zorball Aquática; etc

+ info

Desporto e Saúde

No sentido de incentivar as atividades desportivas e o exercício das boas práticas para uma melhoria da saúde, o festival Braga Sounds Better promoveu um conjunto de atividades ao ar-livre. O desporto e a adopção de hábitos saudáveis são necessidades cada vez mais determinantes numa sociedade marcadamente urbana e tendencialmente cada vez mais sedentária. Cabe-nos a todos estimular esses hábitos e fomentar as práticas de exercício físico, práticas essas capazes também de alimentar o convívio e a interação dos diferentes elementos de uma comunidade.

+ info

O Recinto

O Braga Sounds Better vai realizar-se num espaço com cerca de 5 hectares, no centro da cidade de Braga, espaço adjacente ao Forum Braga, às Piscinas Municipais, ao Camping Braga e compreendido pelo Parque São João da Ponte, o Estádio Municipal 1º de Maio. O recinto do evento compreenderá:
a Zona de Espectáculos, com o palco principal intitulado Palco BSB e o palco secundário, intitulado Palco WSB/Highdreams. Haverá duas zonas para convidados, zona de alimentação, stands para exposição/apresentação das associações, bares e zona de entrevistas;
o Parque Ecológico, onde decorrerá as actividades relacionadas com o Ambiente e a Inclusão Social;
o Parque Radical, onde teremos as actividades de Desporto e Aventura;

+ info


Onde ficar...